Para entender o comportamento dos clientes, é importante observar quem são como pessoas.

O que sabemos sobre seus relacionamentos? Como é a configuração de suas famílias? Como se comunicam entre si e com outras pessoas?

Quanto melhor você conhecer seus casais, melhor poderá adaptar seus serviços e sua abordagem para atender suas expectativas, tornando-se a empresa perfeita para tudo aquilo que necessitam nesse momento tão importante em suas vidas.

A seguir, compartilhamos um retrato dos casais que atualmente estão organizando seus casamentos: 

Tudo preparado para que este ano seja repleto de sucesso?

Entre em contato hoje mesmo com nossa equipe de vendas!

Estamos muito felizes em apresentar o Informe do Setor Nupcial 2024 - um guia repleto de ideias e dados sobre seu futuro cliente. Ajudamos você a entender seus casais melhor do que nunca! Este informe contribui para a sua formação como especialista na categoria em que atua.

Os casais no Brasil

O informe destaca o que os casais estão escolhendo para seus casamentos, mas também mergulha profundamente no porquê das decisões que estão tomando. Este documento proporciona uma visão exclusiva de como os casais estão planejando e organizando seus casamentos, além de conselhos que podem ser implementados no seu próprio negócio.

Para muitas pessoas em todo o mundo, 2022 foi o ano do boom de casamentos e o primeiro período completamente livre de quaisquer restrições relacionadas com a pandemia. Notamos como os casais aceleraram para dizer o “Sim, eu aceito!” em celebrações de casamento sem restrições e, como resultado, os gastos com casamentos aumentaram.

Mas um ano depois, será que o boom ainda está crescendo?

Coletamos dados de mais de 1.400 casais que se casaram em 2023, e os resultados estão oficialmente disponíveis...

Quase metade (45%) dos casais admite que o clima econômico atual afetou seus planos de casamento, no entanto, estão gastando mais do que nunca em seus casamentos e em várias categorias de fornecedores.

Pesquisando apenas casais que, de fato, se casaram em 2023, podemos construir um panorama sobre como são os casamentos hoje em dia. A seguir, você encontrará detalhes sobre os casamentos no Brasil, com base em dados reais de casais reais.

Este informe é um documento único para garantir o sucesso dos negócios em 2024 e nos anos seguintes. Portanto, mãos à obra e comecemos a descobrir cada um dos conteúdos aqui reunidos. 

Introdução

31

É evidente que os casais no Brasil valorizam a construção de conexões pessoais. Quase um terço (32%) dos casais conheceu seu amor por meio de amigos ou no trabalho, enquanto outros 22% se conheceram em um ambiente social, por exemplo, na escola ou universidade.

O casamento marca o início de um grande compromisso e de uma mudança de estilo de vida para muitos casais, sendo que mais da metade relata que ainda não morava com seu amor antes de se casar. 

Embora a maioria dos casais pesquisados tenha construído seu relacionamento pessoalmente em um ambiente social ou profissional, 1 em cada 5 casais (21%) se conheceu online. Por isso, é importante dar opções aos seus casais no que diz respeito à comunicação.

Os casais prefeririam uma reunião presencial para discutir os planos do casamento ou seria melhor uma chamada de vídeo? 41% das pessoas recém-casadas em 2023 conversaram por vídeo com seus fornecedores antes do casamento, portanto, oferecer opções como essa e ser flexível com sua abordagem significa atender a todas e todos os clientes potenciais. Certifique-se de comunicar isso claramente em sua vitrine, explicando que você se adapta a todos os tipos de reuniões.

A maioria dos casais que se casam no Brasil são millennials, que representam 71% das pessoas recém-casadas pesquisadas. Por outro lado, 13% se situam na geração X, enquanto 15% são da geração Z. Embora possa ser tentador aderir a todas as tendências das redes sociais, é importante lembrar quem é o seu público-alvo. As pessoas millennials representam a maioria dos casais que organizam casamentos, portanto, adapte sua abordagem principalmente a esse grupo demográfico.

Quando se trata de se comunicar com as gerações millennials e Z, sua abordagem digital e sua visibilidade online significam muito.

Os casais são pessoas que estão sempre ocupadas com algo: 23% têm filhos ou filhas, mais de 40% já moram juntos ou juntas e a millennials, em particular, é mais experiente em tecnologia do que qualquer outra geração, portanto, não faça com que se esforcem demais para encontrar sua empresa online. Certifique-se de que sua vitrine esteja atualizada e com a visibilidade necessária para conquistar os casais que você deseja. 

Conselho Pro

Datas para sua agenda

Datas de casamento mais populares em 2023:
Sábado, 23 de setembro
Sábado, 16 de dezembro
Sábado, 25 de novembro
Sábado, 18 de novembro
Sábado, 23 de dezembro

O custo do espaço - 66%
O tipo ou estilo - 48%
Fotos dos principais ambientes - 43%
Quanto tempo levará para chegar ao espaço (localização) - 39%
A capacidade da cerimônia - 39%
Uma descrição clara das instalações - 33%
Opiniões de outros casais - 33%
A capacidade de refeições - 32%
Se existe a possibilidade de realizar uma cerimônia ao ar livre - 30%
Se existe a possibilidade de uso exclusivo - 23%
Se existe a possibilidade de os casais fornecerem suas próprias bebidas - 7%
Se o espaço oferece acomodação - 6%
Se existe a possibilidade de os casais escolherem seus próprios fornecedores - 4%
Práticas comerciais sustentáveis e ecologicamente corretas - 3%
Experiência com casamentos multiculturais - 3%

Em 2023, os meses mais populares para se casar foram consistentemente em setembro, novembro e dezembro, enquanto os dados de 2024 mostram casais mais abertos a datas de casamento em março e abril

A organização é fundamental para o sucesso dos negócios, portanto, conhecer e entender quais são as datas principais para seus casais será fundamental para organizar seu tempo com sabedoria.

Saber quando dedicar tempo para desenvolver sua vitrine antes do pico da temporada de casamentos e quando é provável que você esteja administrando as solicitações e reservas permitirá trabalhar de forma mais inteligente e estratégica.

Combinamos informações do nosso próprio banco de dados de casais* e estatísticas dos casais que pesquisamos para descobrir as datas de casamento e noivado mais populares no Brasil. 

Datas de casamento mais populares em 2024:
Sábado, 23 de novembro
Sábado, 23 de março
Sábado, 16 de novembro
Sábado, 14 de setembro
Sábado, 20 de abril

A temporada de noivados é bastante distribuída entre as estações e os meses no Brasil. Isso significa que, em vez de trabalhar focando somente a temporada alta, você pode implementar sua estratégia de marketing ao longo de todo o ano.

Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro representam mais da metade (58%) de todos os casamentos no Brasil e, provavelmente, serão movimentados em termos de trabalho, tornando o Ano Novo o momento perfeito para atualizar sua vitrine com imagens e opiniões dos casamentos em que você trabalhou nos meses de pico.

Janeiro, fevereiro e março são os meses em que ocorrem 12% de todos os casamentos do ano. Aproveite esse período para solicitar opiniões e obter feedback dos casais com você trabalhou durante a alta temporada de casamentos. Também é importante aumentar a visibilidade da sua vitrine em várias áreas e categorias antes dos meses mais movimentados, por exemplo, na época de muitos noivados, quando os casais estarão procurando ativamente fornecedores como você!

No entanto, se você quiser otimizar seu tempo e aumentar as reservas durante a baixa temporada, observe as disponibilidades em sua agenda tanto para este ano quanto para o próximo e adapte sua estratégia de forma correspondente. 

Se quiser aumentar sua disponibilidade em dias de semana ou durante a baixa temporada, é mais provável que consiga reservas de casais que se preocupam com o custo se oferecer uma tarifa especial para determinados dias da semana ou na baixa temporada, utilizando a seção de ofertas especiais do Casamentos.com.br. Essa é a melhor maneira de maximizar as promoções.

*Datas de casamento obtidas de dados de pesquisa e do banco de dados do Casamentos.com.br de um total de quase 1.000.000 de casais que se casaram entre 2023 e 2024. Datas atualizadas em março de 2024.

Conselho Pro

Espaço de casamento

El tipo de espacio o el estilo - 69%
El coste - 57%
Cuánto se tarda en llegar - 49%
Fotos de las principales estancias - 39%
Uso exclusivo del espacio - 38%
Capacidad de comensales - 36%
Opiniones de otras parejas - 34%
Una descripción clara de las instalaciones - 24%
Si el espacio ofrece ceremonia al aire libre - 24%
Aforo para la ceremonia - 19%
Si ofrece alojamiento - 12%
Posibilidad de elegir catering propio - 9%
Posibilidad de llevar bebidas propias - 1%
Prácticas empresariales sostenibles y respetuosas con el medio ambiente - 1%
Experiencia en bodas multiculturales - 1%

Sabemos quais são os fornecedores mais populares entre os casais, mas quais são os espaços mais procurados pelas noivas e noivos e quais os critérios que ajudam a escolher um para a celebração do casamento?

48% dos casais encontraram o espaço para o casamento online ou em diretórios relacionados a casamentos, enquanto outros 35% dos casais se basearam em recomendações de outros fornecedores ou organizadores de casamentos. 

Os espaços não têm muito controle sobre a capacidade, o estilo e a localização, mas, observando os aspectos que podem ser controlados, compartilhamos algumas ideias úteis.

Não é nenhuma surpresa que o preço esteja no topo da lista de fatores determinantes. Mas isso não significa que você precise reduzir os valores dos seus serviços. Em vez disso, considere ser transparente ou, pelo menos, oferecer uma indicação que justifique sua tabela. Ser transparente com seus custos gera consultas valiosas de casais que têm orçamentos alinhados com o seu espaço.

Fotos e opiniões sobre espaços
para casamentos são fatores importantes para os casais quando estão realizando a pesquisa pela internet, portanto, certifique-se de publicar imagens de alta qualidade em sua vitrine que mostrem o melhor dos seus espaços e incentive os clientes anteriores a fornecerem opiniões detalhadas sobre a experiência que tiverem ao trabalhar com você.

Um terço dos casais declarou que as descrições detalhadas das instalações do espaço eram uma prioridade, portanto, certifique-se de que a descrição da sua vitrine esteja atualizada e otimizada com as principais informações que os casais necessitam. Você reformou um dos seus espaços recentemente? Acabou de construir um espaço para cerimônias ao ar livre? Oferece acomodações e uso exclusivo?

Quaisquer que sejam os principais pontos de interesse comercial do seu espaço, certifique-se de listá-los claramente em sua vitrine.

Quer saber mais? Fique de olho porque, em breve, publicaremos um Informe sobre Espaços de Casamento!

Conselho Pro

Datas de casamento mais populares em 2024:
Sábado, 23 de novembro
Sábado, 23 de março
Sábado, 16 de novembro
Sábado, 14 de setembro
Sábado, 20 de abril
Datas de casamento mais populares em 2023:
Sábado, 23 de setembro
Sábado, 16 de dezembro
Sábado, 25 de novembro
Sábado, 18 de novembro
Sábado, 23 de dezembro

Você vive próximo a um dos destinos mais populares do Brasil para se casar? Ou tem condições e disposição para viajar? Se for o caso, maximize a visibilidade da sua vitrine anunciando em diferentes países. Mesmo que você seja um espaço de casamento ou tenha um serviço que não possa ser transferido, lembre-se de que os casais podem estar dispostos a viajar para encontrar o fornecedor certo.

17% dos casais viajaram entre 50km e 150 km para o casamento, e outros 7% viajaram mais de 150 km, provando que a localização não é o ponto principal para 24% das pessoas pesquisadas.

Tornar-se visível em vários locais e categorias colocará seu negócio ao alcance de mais casais, e aquelas pessoas que estiverem dispostas a viajar para tornar o casamento uma realidade ficarão felizes por essa possibilidade! 

Além disso, nosso novo recurso destination weddings é seu passaporte para o sucesso global. Agora você pode se conectar com casais de mais de 14 países, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido e vários outros países que estão procurando ativamente fornecedores como você além das fronteiras.

Os casais também estão priorizando cada vez mais o entretenimento dos convidados e convidadas, com reservas para bares e artistas musicais em comparação com os dados do ano passado. Se você trabalha nesse setor, é hora de aumentar a visibilidade da sua vitrine e, se for um espaço de eventos, certifique-se de ter informações sobre fornecedores e opções de entretenimento na sua vitrine para que os casais possam ver. 

Conselho Pro

Fornecedores de casamentos

A seguir, você encontrará uma seleção de algumas das categorias de fornecedores de casamento mais populares entre os casais no Brasil. 

Photographer: 94%
Wedding Venue: 89%
Hair & Beauty: 85%
Wedding Dress: 82%
Florist: 73: 
Cake: 71%
Wedding Suit: 66%
DJ: 59%
Stationery: 52%
Caterer: 43%
Entertainment: 38%
Videographer: 35%
Band: 33%
Photo booth: 33%
Musicians: 29%
Car and Travel: 23%
Celebrant: 18%
Wedding Planner: 6%
Mobile Bar: 6%

Quanto custa um casamento no Brasil?

Custo médio de um casamento R$44.800 (aumento de 3% em relação ao ano anterior e de 19% desde 2021)
45% dos casais afirmaram que a economia afetou o orçamento e a organização do casamento
45% dos casais tiveram que aumentar o orçamento pelo menos uma vez
62% dos casais excederam o orçamento
O casamento foi financiado: 39% pais, 56% o casal, 5% outros.

É hora de analisar os números. Já sabemos que o custo e o orçamento são fatores fundamentais para os casais tomarem decisões sobre seu casamento, mas quanto custa em média um casamento no Brasil e para onde vai o dinheiro?

Custo médio de um casamento R$44.800 (aumento de 3% em relação ao ano anterior e de 19% desde 2021)
45% dos casais afirmaram que a economia afetou o orçamento e a organização do casamento
45% dos casais tiveram que aumentar o orçamento pelo menos uma vez
62% dos casais excederam o orçamento
O casamento foi financiado: 39% pais, 56% o casal, 5% outros.

O custo médio de um casamento aumentou, portanto, apesar do impacto da economia nos hábitos de consumo, é evidente que os casais ainda estão gastando dinheiro no grande dia e priorizando os casamentos.

No entanto, com os casais sentindo o aumento dos preços, é importante desenvolver uma ampla divulgação sobre o valor que você oferece. Ao publicar os pacotes em sua vitrine, certifique-se de descrever tudo o que está incluído e de fazer que os casais realmente compreendam o valor do seu trabalho para além dos preços estabelecidos.

Por falar em preço, já mencionamos anteriormente, mas ressaltamos a importância da transparência. Insistir quando um casal realmente não pode pagar pelo seu produto e/ou serviço pode ser delicado e, inclusive, incômodo, portanto, ao ser transparente, você garante que todos os leads obtidos por meio da sua vitrine sejam relevantes.

Ao não fornecer nenhuma indicação de preço, corre-se o risco de um casal presumir que você está fora do orçamento quando, na verdade, pode não estar. 

Conselho Pro

O casamento foi financiado: 39% pais, 56% o casal, 5% outros.

O impacto da economia nos casamentos

“Convidamos menos pessoas” - 50%
“Aumentamos nosso orçamento pelo menos uma vez” - 45%
“Tivemos menos elementos personalizados do que o planejado (por exemplo, tema do casamento, decoração, etc.)” - 31%
“Optamos por menos serviços extras (por exemplo, segundo fotógrafo, lanche noturno, etc.)” - 27%
“Tivemos menos eventos relacionados ao casamento do que o esperado (por exemplo, despedida de solteiro e solteira, festa de boas-vindas, etc.)” - 19%
“Pedimos aos pais/família que contribuíssem mais do que o previsto” - 17%

Há poucas pessoas que não tenham sido afetadas pelas circunstâncias do custo de vida, portanto, não é de surpreender que quase 1 em cada 2 casais tenha sentido esse impacto em relação ao seu casamento.

Mas como a economia impactou os hábitos dos casais referentes à organização de casamentos e quais medidas as noivas e noivos estão tomando para lidar com essa questão? 

“Convidamos menos pessoas” - 50%
“Aumentamos nosso orçamento pelo menos uma vez” - 45%
“Tivemos menos elementos personalizados do que o planejado (por exemplo, tema do casamento, decoração, etc.)” - 31%
“Optamos por menos serviços extras (por exemplo, segundo fotógrafo, lanche noturno, etc.)” - 27%
“Tivemos menos eventos relacionados ao casamento do que o esperado (por exemplo, despedida de solteiro e solteira, festa de boas-vindas, etc.)” - 19%
“Pedimos aos pais/família que contribuíssem mais do que o previsto” - 17%

O impacto da economia atual sobre os casais é algo sobre o qual temos muito pouco controle, mas podemos agir quando entendemos como isso afeta o comportamento das pessoas, principalmente na hora de contratar um serviço ou comprar um produto. 

Nossos dados mostram que os casais estavam muito mais propensos a aumentar seu orçamento (45%) e reduzir sua lista de convidados e convidadas (50%) do que a contratar menos fornecedores (<30%), o que é uma indicação positiva para o setor!

A organização de um casamento pode parecer exaustiva para alguns casais, e o clima econômico atual pode aumentar essa sensação.

Por isso, nossa responsabilidade profissional é justamente facilitar ao máximo o trabalho dos casais junto ao seu negócio, como parte interessada e colaboradora, ajudando a orientar as noivas e noivos naquilo que necessitam para o grande dia, portanto, garanta que seu conhecimento e experiência sejam comunicados na sua vitrine.

Como fornecedores, vale a pena contar com opções de serviços e/ou produtos extras, upgrades e complementos, pois há casais que gostam de criar seu próprio pacote sob medida e incluir tudo o que desejam e que é oferecido pelo seu negócio nupcial.

No entanto, para os casais preocupados com os custos porque se encontram em uma situação em que precisam reajustar o orçamento algumas vezes, certifique-se de ter pelo menos um pacote completo. Seja transparente com tudo o que está incluído e agrupe tudo em um preço único.

Isso ajuda os clientes potenciais a compreenderem o valor dos seus serviços e/ou produtos, uma vez que terão acesso a tudo o que podem obter de você por um preço simples, e diminui a probabilidade de removerem parte do que pensavam em contratar para economizar dinheiro.

Conselho Pro

Apresentando as marcas mundiais da The Knot Worldwide

O que isso significa para você?

O objetivo do Casamentos.com.br é ajudar as empresas, afinal de contas, os dados só são úteis quando você sabe o que fazer com eles. Nesse sentido, descubra cinco conselhos importantes que você pode implementar hoje mesmo no seu negócio. 

Quer que seus negócios alcancem o próximo nível? Então, prepare-se para um ano de sucesso e consolide seu lugar no setor em 2024 e 2025.

Público e abordagem

Um elemento-chave para o sucesso em 2024 e 2025 é conhecer e entender seu público. Qual é a melhor forma de atrair os Millenials e preparar sua estratégia de negócios para os casais da Geração Z que, em breve, estarão organizando seus casamentos? Os casais estão vivendo em uma era digital, mas também têm grandes expectativas quando se trata de personalização. Por isso, a maneira como você responde aos leads é fundamental para se conectar efetivamente com os casais. Encontre o equilíbrio entre respostas rápidas e instantâneas e respostas personalizadas. As noivas e noivos querem uma reunião presencial ou é melhor uma chamada por vídeo? Utilize todas as informações fornecidas pelos clientes para fazê-los sentir que estão se comunicando com uma pessoa, não apenas com uma empresa. Isso ajudará a criar confiança e a formar uma conexão humana que pode gerar vantagem em relação à concorrência.

A economia

Embora muitos casais tenham sido afetados pelo clima econômico atual e tenham tido que alterar a maneira como organizam seus casamentos, está claro que contratar os fornecedores certos continua sendo uma prioridade em relação a outras implicações relacionadas a custos. É mais provável que os casais aumentem seu orçamento do que contratem menos fornecedores, portanto, comunicar o valor que você agrega e que torna seu negócio único é fundamental para garantir que você seja um desses fornecedores. Tenha em mente que os casais podem estar apreensivos com relação ao custo, portanto, apresente-se como flexível e acessível para que se sintam à vontade para enviar um lead ou uma solicitação.

Valor

Não é nenhuma surpresa que o custo tenha sido um dos maiores fatores para os casais na escolha dos fornecedores, mas isso não significa que você precise reduzir seus preços. Em vez disso, demonstre o valor que você oferece na sua vitrine por meio de descrições claras do serviço prestado e de imagens e vídeos de alta qualidade do seu trabalho. As fotos estavam entre as cinco considerações mais importantes para os casais ao reservar um espaço e, considerando que os casais pesquisam online antes de agendar suas visitas, é fundamental que as imagens mostrem o melhor do que você oferece

Visibilidade

Como é mais provável que muitos casais priorizem outros fatores em vez do espaço do casamento, é importante que sua vitrine esteja visível no maior número possível de categorias e locais. Tenha em mente a plataforma Destination Wedding ao decidir onde anunciar sua vitrine e considere a possibilidade de que apareça em várias áreas para alcançar ainda mais casais. As noivas e noivos estão em busca dos fornecedores perfeitos, que ajudarão a realizar um sonho, tornando o casamento divertido, único e diferente, portanto, cuide para não dificultar as buscas pela internet.

Personalização

Apesar de os pacotes serem uma ótima maneira de mostrar o valor que você pode oferecer aos casais, sabemos que a personalização é um fator de diferenciação para se destacar da multidão. Mostre aos clientes potenciais flexibilidade em sua forma de trabalhar, oferecendo uma combinação de pacotes e serviços sob medida. O que é possível fazer para que o casamento seja único e realmente surpreenda tanto os casais quanto as pessoas convidadas? Se o céu é o limite, certifique-se de que seus casais possam descobrir isso em sua vitrine. Descrições detalhadas, imagens de alta qualidade e opiniões de clientes satisfeitos falando sobre suas experiências ajudarão a demonstrar esses aspectos.

O casamento foi financiado: 39% pais, 56% o casal, 5% outros.

Uma visão global

Nesta seção compartilhamos uma visão global sobre os casamentos no Brasil: quanto custam, como os casais planejam e organizam seu grande dia e quais são suas prioridades. Além disso, aprenderemos como os casamentos realizados no país se comparam aos casamentos ao redor do mundo.

O Casamentos.com.br faz parte da The Knot Worldwide, uma companhia que opera em mais de 16 países em todo o mundo. O mercado global de fornecedores de casamentos da The Knot Worldwide se estende por quatro continentes e conecta mais de 4 milhões de casais a quase 850.000 fornecedores de casamentos em todo o mundo.

Como líderes globais do setor, não só temos informações sobre casamentos no Brasil, quanto custam e como são planejados e organizados, mas também contamos com informações sobre casamentos em todo o mundo.

Imagine ser um fotógrafo ou fotógrafa de casamentos em outros países, ou um wedding planner internacional, ou talvez apenas seja uma pessoa tão entusiasta do setor nupcial quanto nós… 

Casamentos ao redor do mundo

“Em 2023, uma mudança fundamental começou no setor de casamentos. Após a pandemia global, celebrações de todos os tipos se tornaram ainda mais importantes na sociedade, refletindo um maior apreço por reuniões presenciais e conexões humanas. Em todo o mundo, os casais que se casaram em 2023 deram vida a essa tendência, investindo na experiência das pessoas convidadas, criando novas tradições e confiando nos profissionais de casamento - os heróis e heroínas do nosso setor - para tornar seus casamentos tão sonhados em realidade. Estamos em uma trajetória promissora rumo a uma era de ouro do casamento, pois as pessoas continuam a priorizar os relacionamentos interpessoais e a celebrar os momentos mais especiais da vida como nunca antes.”  Tim Chi, CEO - The Knot Worldwide
Média de gastos com casamentos por categoria: 
Espaço - R$ 12.300 (+7% em relação ao ano anterior)
Serviço de bufê (por pessoa convidada) - R$ 220 (+10% em relação ao ano anterior)
Beleza (cabelo) - R$ 430
Beleza (maquiagem) - R$ 450
Aliança - R$ 2.300
Música - R$ 3.100
Florista - R$ 3.200
Fotografia - R$ 3.600 (+9% em relação ao ano anterior)
Filmagem - R$ 3.300 (+18% em relação ao ano anterior)
Vestido(s) de noiva - R$ 3.900
Terno(s) de casamento - R$ 1.800
Convites e artigos de papel - R$ 1.500
Média de gastos com casamentos por categoria: 
Espaço - R$ 12.300 (+7% em relação ao ano anterior)
Serviço de bufê (por pessoa convidada) - R$ 220 (+10% em relação ao ano anterior)
Beleza (cabelo) - R$ 430
Beleza (maquiagem) - R$ 450
Aliança - R$ 2.300
Música - R$ 3.100
Florista - R$ 3.200
Fotografia - R$ 3.600 (+9% em relação ao ano anterior)
Filmagem - R$ 3.300 (+18% em relação ao ano anterior)
Vestido(s) de noiva - R$ 3.900
Terno(s) de casamento - R$ 1.800
Convites e artigos de papel - R$ 1.500
El Informe del Sector Nupcial 2024
2024 national wedding survey
Aumente seu potencial!
Tempo médio para a organização do casamento: 10 a 11 meses.
Tiempo medio dedicado a planificar la boda: 11 - 12 meses
Época más popular para comprometerse:
- pie chart or similar of seasons: 27% invierno, 18% primavera, 28% verano, 29% otoño
- El mes más popular de compromisos es diciembre, seguido de cerca por agosto y septiembre: 12%, 11%, 11% 
Momento más popular para casarse:
- pie chart or similar of seasons: 6% invierno, 17% primavera, 28% verano, 49% otoño
- Los meses más populares para contraer matrimonio son septiembre y octubre: 22%, 19%
Photographer: 94%
Wedding Venue: 89%
Hair & Beauty: 85%
Wedding Dress: 82%
Florist: 73: 
Cake: 71%
Wedding Suit: 66%
DJ: 59%
Stationery: 52%
Caterer: 43%
Entertainment: 38%
Videographer: 35%
Band: 33%
Photo booth: 33%
Musicians: 29%
Car and Travel: 23%
Celebrant: 18%
Wedding Planner: 6%
Mobile Bar: 6%

Os gastos com fornecedores de casamentos aumentaram em média 6% nas principais categorias, e os casais estão investindo mais em fotografia e filmagem do que nunca, com um aumento de quase 10% nos serviços fotográficos e de quase 20% nos trabalhos audiovisuais.

A alimentação e o serviço de bufê também são uma prioridade importante para a celebração e recepção dos convidados e convidadas, com um aumento de 10% nos gastos com bufê por pessoa em comparação com os dados do ano passado. 



Tempo médio para a organização do casamento: 10 a 11 meses.
Época mais popular para noivar:
- pie chart or similar of seasons: 25% inverno, 26% primavera, 29% verão, 17% outono.
- Os meses mais populares para noivar são dezembro e junho: 13% e 11%, respectivamente.
Época mais popular para se casar:
- pie chart or similar of seasons: 15% inverno, 47% primavera, 19% verão, 19% outono.
- Os meses mais populares para se casar são novembro, setembro e outubro: 19%, 14%, 14%, respectivamente.

Os meses mais populares para noivar são dezembro e junho: 13% e 11%, respectivamente.

Os meses mais populares para se casar são novembro, setembro e outubro: 19%, 14% e 14%, respectivamente.

* em relação ao ano anterior

*em relação ao ano anterior |  **em relação ao ano de 2021 

Edad media: 35, 75% millennials , 22% Generación X
El 47% se conocieron a través de amigos o en un entorno social
¼ parte de las parejas tenían hijos antes de casarse
El 86% ya vivían juntos antes de casarse

Os casamentos no Brasil

Quais são as prioridades dos casais no Brasil ao planejar um casamento?

Os convidados são muito bem recebidos e desfrutam de um bom momento - 74%
Custo e orçamento - 74%
Alimentos e bebidas - 64%
Um casamento personalizado que seja um verdadeiro reflexo do casal - 47%
Local - 47%
Visão geral, estilo e ambiente - 28%
Data - 27%
Tamanho do casamento - 20%
Saúde e segurança durante a realização do casamento - 16%
Família e pessoas queridas participam nas decisões - 6%
Sustentabilidade e decisões ecologicamente conscientes - 5%
Elementos culturais - 2%

Agora já sabemos como os casais gostam de organizar seus casamentos e entendemos suas prioridades, mas como é, de fato, um casamento no Brasil? 

Onde os casais estão se casando no Brasil? 

As 10 regiões mais importantes:
São Paulo 43,3%
Minas Gerais 11,1%
Rio de Janeiro 9,9%
Paraná	 6,7%
Santa Catarina 3,1%
Distrito Federal 4,5%
Bahia 3,4%
Pernambuco 2,3%
Rio Grande do Sul 2,2%
Ceará 2%
Espírito Santo 2%
Photographer: 94%
Wedding Venue: 89%
Hair & Beauty: 85%
Wedding Dress: 82%
Florist: 73: 
Cake: 71%
Wedding Suit: 66%
DJ: 59%
Stationery: 52%
Caterer: 43%
Entertainment: 38%
Videographer: 35%
Band: 33%
Photo booth: 33%
Musicians: 29%
Car and Travel: 23%
Celebrant: 18%
Wedding Planner: 6%
Mobile Bar: 6%
124 convidados e convidadas
70% realizaram o casamento e a cerimônia legal no mesmo dia
62% tiveram uma cerimônia religiosa (-4% em relação ao ano anterior)
76% se casaram a menos de 50 km da sua casa, 89% a menos de 100 km
124 convidados e convidadas
70% realizaram o casamento e a cerimônia legal no mesmo dia
62% tiveram uma cerimônia religiosa (-4% em relação ao ano anterior)
76% se casaram a menos de 50 km da sua casa, 89% a menos de 100 km

Quando se trata das prioridades dos casais no Brasil, quase 80% que a experiência é uma das prioridades. 64% dos casais dizem que os alimentos e as bebidas são a principal prioridade, junto com quase metade das pessoas entrevistadas que prioriza que o casamento e sua organização reflitam realmente quem são enquanto casal.

Os casais no Brasil também consideram o custo e o orçamento um fator importante ao tomar decisões sobre seu casamento. 

Número médio de fornecedores contratados: 11

Quais são as prioridades dos casais no Brasil ao planejar um casamento?

Os convidados são muito bem recebidos e desfrutam de um bom momento - 74%
Custo e orçamento - 74%
Alimentos e bebidas - 64%
Um casamento personalizado que seja um verdadeiro reflexo do casal - 47%
Local - 47%
Visão geral, estilo e ambiente - 28%
Data - 27%
Tamanho do casamento - 20%
Saúde e segurança durante a realização do casamento - 16%
Família e pessoas queridas participam nas decisões - 6%
Sustentabilidade e decisões ecologicamente conscientes - 5%
Elementos culturais - 2%

*em relação ao ano anterior

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Com 79% dos casais contratando um espaço e outros 48% encontrando o seu espaço online e em sites e diretórios de casamento, agora é o momento de garantir que o seu espaço tenha uma forte presença digital.

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Conselho Pro

Quais são as considerações mais importantes para os casais ao procurarem um espaço para casamento online?

Lua de mel e anel de noivado não incluídos.

Metodologia de pesquisa: O Informe do Setor Nupcial 2024 foi elaborado a partir de 1.400 respostas de casais brasileiros que se casaram entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. O Casamentos.com.br entrou em contato com as pessoas entrevistadas por e-mail. Essas pessoas representam casais de todo o país com diferentes etnias, poder aquisitivo, raça, idade, orientação sexual e identidade de gênero. Para proporcionar um panorama mais completo das tendências de 2023, este informe também inclui estatísticas sobre o universo nupcial provenientes de estudos ad hoc realizados ao longo do ano. Em média, a cada ano, a The Knot Worldwide realiza pesquisas com mais de 300.000 casais, convidados e profissionais de casamento em todo o mundo.