Como você pode se conectar melhor com os casais, construindo uma relação profissional para que eles e elas queiram contratar seu negócio?

O segredo é entender exatamente quem são os casais que planejam casamentos hoje em dia. De acordo com nossa pesquisa, estes são os principais aspectos do casal que organiza um casamento... 

Não há melhor momento do que o presente.

 Então, comece agora a colocar em prática nossos conselhos. Com certeza, este será um ano de muito sucesso!

Nosso Informe do Setor Nupcial 2025 está de volta e mais completo do que nunca. Este ano apresentamos novos dados e ideias sobre os casais com quem você deseja trabalhar. Descubra o custo médio de um casamento, as categorias de fornecedores que estão em alta, conheça os casais que planejam seus casamentos atualmente e muito mais...

Os casais

Antes de nos aprofundarmos nos dados, vamos explicar como os coletamos e organizamos.

Este informe foi elaborado com dados da nossa pesquisa anual, que, neste ano, inclui informações de 7.500 casais que se casaram em 2024. Os casais representam todo o país, abrangendo diferenças relacionadas com níveis sociais, idade, raça, orientação sexual e identidade de gênero.

Casamentos.com.br forma parte da The Knot Worldwide e organizar os dados referentes ao setor nupcial é parte fundamental do nosso trabalho, uma vez que esse tipo de conteúdo oferece muito valor aos fornecedores. Em um ano normal, realizamos pesquisas com mais de 300.000 casais, pessoas convidadas e profissionais de casamento em todo o mundo.

Metodologia

Quando observamos a divisão geracional entre as pessoas recém-casadas, fica claro que a Geração Z (pessoas nascidas aproximadamente entre 1997 e 2012) foi quem mais organizou casamentos em 2024.

No ano passado, quase metade dos casais que se casaram era da Geração Z, um aumento significativo de 34 pp desde 2023.

O número de Millennials (pessoas nascidas aproximadamente entre 1981 e 1996) que se casaram caiu 29 pp este ano, e também podemos ver uma redução de 5 pp nos casamentos dos Boomers (pessoas nascidas aproximadamente entre 1946 e 1964) e da Geração X (pessoas nascidas aproximadamente entre 1965 e 1980).

Hoje, os casais da Geração Z representam quase metade dos casamentos no Brasil, enquanto há uma clara tendência de queda nas gerações de maior idade que se casam. É importante acompanhar essa evolução e garantir que seu conteúdo atraia públicos novos e mais jovens.

Tendo crescido com a Internet, a Geração Z é particularmente exigente quando se trata de conteúdo online. Reserve um tempo para atualizar sua galeria com imagens e vídeos de alta qualidade, que mostrem uma variedade de casamentos recentes nos quais você trabalhou.

A organização do casamento

Two thirds of couples plan their wedding 12 months or more in advance
15% plan their wedding in 6 months or less
79% of wedding planning is done by the couple themselves, 18% parents, 3% planners & other
90% used a wedding planning website (like Hitched) to help with planning
50% of couples surveyed found their wedding vendors on wedding planning websites like Hitched

Muitos casais têm vidas atarefadas fora da organização do casamento, portanto, não é surpresa que prefiram soluções que facilitem o processo, por isso, quase 70% criam um site de casamento.

Nossos dados também mostram um aumento de 3 pp no número de casais que assistem a vídeos online em busca de conselhos e inspiração, mostrando a crescente importância desse tipo de conteúdo.

70% indicaram a experiência das pessoas convidadas ou o entretenimento como prioridade, o que é uma boa notícia para os fornecedores dos setores de entretenimento e buffet e gastronomia.

Agora que sabemos quem está organizando o casamento, vamos nos aprofundar em como o estão fazendo.

Ter um negócio com presença online permite que você apareça facilmente nos sites de casamento dos casais ou que suas informações sejam compartilhadas no WhatsApp?

Se você trabalha em um espaço que conta com hospedagem para os convidados reservarem, ou é parte de um grupo de música que está recebendo solicitações antes do Grande Dia, certifique-se de que seu serviço possa ser facilmente integrado ou apresentado em um site de casamento. Essa é uma ótima maneira de conseguir mais visibilidade para sua empresa!

Os casamentos no Brasil

Então, como é um casamento no Brasil e qual é a diferença em relação aos dados do informe do ano passado? 

Mantenha a tendência das paletas de cores em mente ao desenvolver sua estratégia publicitária e mostre fotos com diferentes opções de cores. Os clientes vão querer saber se podem encomendar flores, trajes e vestidos, decorações e tudo aquilo que combine com o estilo escolhido.

Most popular wedding dates in 2024
Monday 23rd September
Friday 23rd August
Sunday 23rd June
Thursday 23rd May
Tuesday 23rd July
Most popular wedding dates in 2023
Saturday 27th May
Saturday 24th June
Saturday 29th July
Saturday 22nd July
Saturday 15th July

Os espaços

Guests satisfaction and entertainment: 76%
The cost and wedding budget: 65%
Personalisation and having a wedding that reflects them: 64%
The food and drinks: 57%
The overall look and vibe: 51%
The wedding location: 50%
The wedding date: 18%
The size of the wedding: 16%
Sustainability and eco-friendly decision making: 8%

Antes de nos aprofundarmos nas categorias específicas de fornecedores, vamos conhecer a primeira decisão que, normalmente, um casal toma: o espaço de casamento. 

Guests satisfaction and entertainment: 76%
The cost and wedding budget: 65%
Personalisation and having a wedding that reflects them: 64%
The food and drinks: 57%
The overall look and vibe: 51%
The wedding location: 50%
The wedding date: 18%
The size of the wedding: 16%
Sustainability and eco-friendly decision making: 8%

Agora que sabemos quais tipos de espaços os casais estão contratando, é hora de entender como escolhem entre as milhares de opções no Casamentos.com.br. 

Uma das principais considerações de 66% dos casais é o custo de um espaço, mas isso não significa que você precise fazer alterações em seus preços. Em vez disso, pense em como comunicar seu valor aos clientes potenciais.

Para atrair casais que se preocupam com o custo, informe sobre quaisquer descontos e pacotes, bem como sobre quaisquer taxas extras incluídas em seus preços.

Outros aspectos importantes incluem fotografias dos principais ambientes do seu espaço e opiniões de outros casais. Faça da atualização das suas imagens e da solicitação de opiniões sua primeira tarefa de 2025 para incentivar os casais recém-casados a entrarem em contato com você para conhecer seu negócio.

Os fornecedores

Map showing where wedding took place around the UK

Neste capítulo descobriremos a equipe que faz a mágica do casamento acontecer. Aprenderemos como os casais encontram seus fornecedores, quem estão contratando e o que esperam do seu negócio!

Uma das conclusões que se pode tirar desses dados é que as empresas de casamento precisam estar visíveis em várias plataformas. Os casais pesquisam uma variedade de fontes quando se trata de encontrar seus fornecedores e, nesse sentido, sites de casamento, como o Casamentos.com.br, são uma das mais populares.

Photographer: 94%
Wedding Venue: 89%
Hair & Beauty: 85%
Wedding Dress: 82%
Florist: 73: 
Cake: 71%
Wedding Suit: 66%
DJ: 59%
Stationery: 52%
Caterer: 43%
Entertainment: 38%
Videographer: 35%
Band: 33%
Photo booth: 33%
Musicians: 29%
Car and Travel: 23%
Celebrant: 18%
Wedding Planner: 6%
Mobile Bar: 6%
Photographer: 94%
Wedding Venue: 89%
Hair & Beauty: 85%
Wedding Dress: 82%
Florist: 73: 
Cake: 71%
Wedding Suit: 66%
DJ: 59%
Stationery: 52%
Caterer: 43%
Entertainment: 38%
Videographer: 35%
Band: 33%
Photo booth: 33%
Musicians: 29%
Car and Travel: 23%
Celebrant: 18%
Wedding Planner: 6%
Mobile Bar: 6%
Average number of vendors hired: 10
Average number of wedding guests: 80
1 in 2 couples had between 75 - 150 guests
Average number of vendors hired: 10
Average number of wedding guests: 80
1 in 2 couples had between 75 - 150 guests

A maioria dessas categorias de fornecedores de casamento permaneceu estável ano após ano, o que é um bom sinal para quem trabalha no setor.

Profissionais da fotografia, prestem atenção: quase 60% dos casais optaram por uma sessão de fotos de noivado. Isso sugere que noivas e noivos estão cada vez mais interessados em investir em conteúdo relacionado ao casamento e que, provavelmente, compartilharão nas redes sociais. Essa também é uma ótima notícia para lojas de vestidos e profissionais de beleza e cabelo.

Além disso, podemos constatar que os casais gostam de fazer suas pesquisas antes de confirmar a reserva: o número de casais que realizaram uma videochamada com um ou mais fornecedores aumentou 3 pp este ano. É provável que mais e mais casais prefiram esse canal como meio de comunicação nos tempos atuais e futuros.

Nossa página no Instagram, @casamentoscombr, conta com mais de 720.000 seguidores e destaca periodicamente nossos fornecedores Premium. Como muitos casais utilizam as redes sociais para encontrar seus fornecedores, conseguir destaque aqui é uma ótima oportunidade para impactar noivas e noivos.

1 - cost (up 6% yoy)
2 - type of venue and style
3 - exclusive use 
4 - accommodation
5 - photos of the main wedding rooms

Custos e orçamentos

top 5 consideration when booking a venue: 1 - cost (up 6% yoy)
2 - type of venue and style
3 - exclusive use 
4 - accommodation
5 - photos of the main wedding rooms

Os orçamentos de casamento são determinados pelos casais, mas, para muitos, é a primeira vez que planejam um evento tão importante como esse. Cabe ao casal decidir a quantia certa a ser gasta, mas quantos estabelecem um orçamento e de fato o cumprem? E qual é o custo médio de um casamento no Brasil hoje?

A maioria dos casais afirmou que o orçamento do seu casamento não foi afetado pela economia. Quando se trata dos 48% de casais que notaram um impacto, a maneira como eles e elas estão lidando com isso é positiva para o setor. Mais casais estão dispostos a aumentar seu orçamento, convidar menos pessoas e fazer eles mesmos alguns elementos do que contratar menos fornecedores. 

Most popular wedding venues by type
Most popular wedding venues by type

Lua de mel

Average cost of a UK wedding is £20,700 (increase of £2,300 since last year and £3,400 since 2021)
65% of couples spending more than £15,000 on their wedding (up 10%)
48% said the economy impacted their wedding budget/planning (up 18%)
Almost 30% of all couples surveyed increased their budget at least once as a result of the economy
59% went over budget

O entretenimento (e os gastos!) não param quando o casamento termina. O próximo passo é o feriado de uma vida inteira: a lua de mel! Nossa pesquisa mostra que 85% dos casais viajam em lua de mel, minimoon ou ambas. Mas quanto os casais gastam em sua lua de mel e para onde viajam?

Average cost of a UK wedding is £20,700 (increase of £2,300 since last year and £3,400 since 2021)
65% of couples spending more than £15,000 on their wedding (up 10%)
48% said the economy impacted their wedding budget/planning (up 18%)
Almost 30% of all couples surveyed increased their budget at least once as a result of the economy
59% went over budget

Oportunidades para 2025

“How did the economy impact your wedding?”

“We increased our budget at least once” - 59%
“We had fewer upgrades like second shooters and evening snacks” - 53%
“We invited fewer people” - 33%
“We asked parents/family to contribute more than anticipated” - 23%
“We hired fewer vendors than expected” - 21%
“How did the economy impact your wedding?”

“We increased our budget at least once” - 59%
“We had fewer upgrades like second shooters and evening snacks” - 53%
“We invited fewer people” - 33%
“We asked parents/family to contribute more than anticipated” - 23%
“We hired fewer vendors than expected” - 21%

2025 não é apenas um novo ano, mas também uma oportunidade de abraçar o sucesso!

Converse com uma pessoa da nossa equipe sobre como expandir suas iniciativas e visibilidade no Casamentos.com.br ou acesse sua vitrine agora mesmo e coloque em prática todos os nossos conselhos profissionais.

Este é o seu ano. Faça acontecer!

Average cost of a UK wedding is £20,700 (increase of £2,300 since last year and £3,400 since 2021)
65% of couples spending more than £15,000 on their wedding (up 10%)
48% said the economy impacted their wedding budget/planning (up 18%)
Almost 30% of all couples surveyed increased their budget at least once as a result of the economy
59% went over budget
“In 2023, a pivotal shift began in the wedding industry. Following the global pandemic, celebrations of all kinds became even more important in society, reflecting a heightened appreciation for in-person gatherings and human connection. Across the globe, couples who got married in 2023 brought this trend to life by investing in the guest experience, creating new traditions, and leaning on wedding professionals—the heroes of our industry—to make their wedding dreams a reality. We are on a promising trajectory towards a golden age of marriage, as people continue to prioritise interpersonal relationships and celebrate life’s most special moments like never before.”  Tim Chi, CEO - The Knot Worldwide
Venue: £8,800 +5% YoY
Honeymoon: £4,300 +13% YoY
Engagement Ring: £2,000 +5% YoY
Wedding Dress: £1,500 +11% YoY
Photographer: £1,400 +8% YoY
DJ: £670
Live Band: £1,400
Florist: £1,100 +5% YoY
Wedding Cake/Dessert: £360
Invitations & Stationery: £260
Wedding Suits (Couple & Party): £800
Your Wedding Hair: £95 +19% YoY
Your Wedding Makeup: £95 +27% YoY
Catering Per Head: £80 +14% YoY
Bridesmaid Hair: £55 +22% YoY
Bridesmaid Makeup: £55 +38% YoY
Atualize sua vitrine

Conteúdo

Pensando no estilo e nos temas dos casamentos, vejamos o que mais interessou os casais em 2024.

Quase metade dos casais escolheu uma paleta de cores específica para seu casamento este ano, o que reforça a ideia de que os casais querem que seu Grande Dia seja personalizado com o que mais gostam.

*Lembre-se de que esses números representam uma média e incluem casais com orçamentos mais altos e mais baixos.

Most popular wedding venues by type

Além de economizar e pagar pelo casamento, muitos casais têm objetivos e compromissos financeiros adicionais para os quais também estão economizando. 39% dos casais economizam para férias ou lua de mel, e mais de 1/4 economizam para comprar uma casa.

Most popular wedding venues by type
Most popular wedding venues by type
Most popular wedding venues by type
Most popular wedding venues by type

Uma notícia cada vez mais positiva para fornecedores é que os gastos com casamentos continuam a aumentar. Os casais estão dispostos a investir em seu dia especial e nos fornecedores que ajudam a transformar esse sonho em realidade.

O número de casais que optam por fazer uma sessão de fotos de noivado representa uma grande oportunidade de negócios para muitos fornecedores. Se você trabalha com fotografia, estética e beleza ou tem uma loja de vestidos que pode oferecer produtos ou serviços para uma sessão de fotos de noivado, divulgue isso em sua vitrine.

Observe que quando nos referimos a aumentos e reduções nos dados como +/- X pp, estamos nos referindo ao aumento ou à redução em pontos percentuais, por exemplo, algo que aumenta de 50% para 55% seria marcado como +5 pp.

Most popular wedding dates in 2024
Monday 23rd September
Friday 23rd August
Sunday 23rd June
Thursday 23rd May
Tuesday 23rd July

A forma como os casais se comunicam com as pessoas convidadas está mudando. Aqui, podemos ver uma diminuição na comunicação por Correios (13% em comparação com 21% no ano passado) e na comunicação em pessoa (34% em comparação com 46% no ano passado).

O canal mais popular em que os casais compartilham detalhes importantes sobre o casamento é o WhatsApp ou plataformas de mensagens semelhantes (76%), enquanto mais da metade dos casais compartilha informações por meio de sites de casamento.

Ter um negócio com presença online permite que você apareça facilmente nos sites de casamento dos casais ou que suas informações sejam compartilhadas no WhatsApp?

Se você trabalha em um espaço que conta com hospedagem para os convidados reservarem, ou é parte de um grupo de música que está recebendo solicitações antes do Grande Dia, certifique-se de que seu serviço possa ser facilmente integrado ou apresentado em um site de casamento. Essa é uma ótima maneira de conseguir mais visibilidade para sua empresa!

Quem são as pessoas que não tiveram medo do microfone e realizaram os discursos de casamento em 2024?

Quem são as pessoas que não tiveram medo do microfone e realizaram os discursos de casamento em 2024?

Photographer: 94%
Wedding Venue: 89%
Hair & Beauty: 85%
Wedding Dress: 82%
Florist: 73: 
Cake: 71%
Wedding Suit: 66%
DJ: 59%
Stationery: 52%
Caterer: 43%
Entertainment: 38%
Videographer: 35%
Band: 33%
Photo booth: 33%
Musicians: 29%
Car and Travel: 23%
Celebrant: 18%
Wedding Planner: 6%
Mobile Bar: 6%

What's also increasingly positive news for vendors is that wedding spend continues to rise. Couples are willing to invest in their special day and the vendors who help to make the magic happen. 

A forma como os casais se comunicam com as pessoas convidadas está mudando. Aqui, podemos ver uma diminuição na comunicação por Correios (13% em comparação com 21% no ano passado) e na comunicação em pessoa (34% em comparação com 46% no ano passado).

O canal mais popular em que os casais compartilham detalhes importantes sobre o casamento é o WhatsApp ou plataformas de mensagens semelhantes (76%), enquanto mais da metade dos casais compartilha informações por meio de sites de casamento.

©2006-2025, Casamentos.com.br

*O custo médio de um casamento não inclui a lua de mel ou o anel de noivado.

Já apresentamos muitas estatísticas e conselhos, mas e agora? Como profissionais de casamento, seu objetivo deve ser que cada ano de negócios seja melhor do que o anterior. Para que 2025 seja o seu melhor ano, chegou a hora de colocar a mão na massa.

E para as pessoas que não acreditam que as coisas podem realmente melhorar, o Casamentos.com.br faz toda a diferença e oferece uma gama de oportunidades para impulsionar sua trajetória no setor nupcial.

Já apresentamos muitas estatísticas e conselhos, mas e agora? Como profissionais de casamento, seu objetivo deve ser que cada ano de negócios seja melhor do que o anterior. Para que 2025 seja o seu melhor ano, chegou a hora de colocar a mão na massa.

E para as pessoas que não acreditam que as coisas podem realmente melhorar, o Casamentos.com.br faz toda a diferença e oferece uma gama de oportunidades para impulsionar sua trajetória no setor nupcial.